Chegou setembro...

terça-feira, setembro 01, 2015 Ana Luisa Maya Uludüz 2 Comments


Há um ano, quando chegamos de malas, cuia e gato para viver em Lisboa, ansiedade era o meu nome. Era o início de uma nova etapa na vida das minhas filhas, a mais velha a começar a alfabetização e a carga horária e obrigações de escola de verdade e a mais nova ainda tão indefesa. Eu as queria proteger de qualquer dificuldade, obstáculos, das barreiras culturais, de tudo que as fizessem inseguras ou infelizes. Claro que meus tentáculos e garras de mãe super-protetora não conseguiram contê-las e hoje sou agradecida por isso. O ano passou e minhas pequenas não só cresceram física como intelectualmente de forma assustadora. Criaram laços de amizade com os novos colegas assim como entre elas. Brincaram, dançaram, cantaram, imaginaram. Foram o que toda criança deveria ser: livres. O ano passou e as férias de verão chegaram. Foram dois meses num intensivo de convivência com minhas princesas. Não foi nada fácil. Foi um desafio diário buscar alternativas para entretê-las, a utópica idéia de ir à praia ou piscina todos os dias foi descartada na primeira semana. Mas consegui, saí inteira das férias porém precisando de descanso, aquele que todas nós mães merecemos, depois do dever cumprido. 
No ano passado minhas pequenas foram à escola e eu não sabia o que fazer com meu tempo, tamanho era o vazio sem tê-las a preencher meus dias. Hoje as vejo super felizes e com imensas expectativas com a volta às aulas e me sinto tranqüila e feliz também. E enfim terei meu tempo, para organizar melhor meus assuntos e minha vida. 
A maior descoberta sobre a dinâmica que é ter uma família, e saber encontrar o próprio tempo para ser indivíduo, destacado daquele núcleo e com vontades e sonhos próprios. Minhas filhas o são, acho que eu e meu marido as orientamos bem.
Pensar no que vem de bom e no que posso fazer por mim, não me faz menos mãe ou esposa. Me faz inteira, como pessoa e mulher, para ser inteira por eles também.
Então, que setembro tenha começado com boa reflexão e muitos passos sempre pra frente, para você que lê esse texto agora, como está sendo para mim. Um bom começo, ou recomeço! Beijinhos!

2 comentários: