"Quem dança seus males espanta"

terça-feira, março 22, 2016 Ana Luisa Maya Uludüz 2 Comments


Esse post poderia ser mais um dos "let's face the music and dance", onde exalto o amor que nutro pelas artes da música e dança, mas é mais do que isso. Te chama para acalmar a mente e encher os pulmões de ar e energia. Temos passado por dias difíceis, é verdade. No Brasil o auge de uma crise dividiu o país em dois, criou conflitos, desavenças, ódio e preconceito. Deveria ser, depois do devido processo legal, uma vitória celebrada por todos, por uma nação! Mas está bem longe disso, o que me entristece imenso. E o resto do mundo sofre com um sem número de ataques terroristas, uma guerra não nomeada, se espalhando como um câncer sem fronteiras, ninguem está a salvo ou imune de sofrer as dores desses dias na pele ou bem perto de si.
Aqui entra a minha experiência profunda com a dança. Desde o simples dançar como se ninguém estivesse vendo até os palcos, a dança sempre teve um papel fundamental em minha vida, em minha criatividade, minha positividade, com ela ajudei a construir novas realidades para outros, aflorei capacidades antes desconhecidas em mim e a quem ensinei. A dança explora os limites emocionais e físicos do ser humano e os transpõe, nos torna confiantes e esperançosos, alertas e felizes. Por isso, quando tudo parece desmoronar lá fora, quando a sua timeline no Facebook te chama pro mal, por tanta negatividade, dance. Nem que seja em pensamento. Nem que seja assistindo um vídeo, jogando um Wii com as crianças. Liberte-se! Sem mais delongas, fiz uma escolha dificílima de 5 vídeos de dança que me arrebatam. Pena que são só cinco, para não ficar massante. Mas que com pelo menos um deles você possa acender a faísca e aquecer seu coração. Vamos a eles?


Essa cena extraída do filme "Singing in the rain" com o fantástico Genne Kelly é um clássico. Um filme para ter à mão em caso de necessidade (sem trocadilhos sórdidos com o caso no Brasil, gente).


Procurei um monte pra adicionar esse vídeo da Sia - elastic heart, mas só encontrei esse de 1 hora e não entendi nada... Vai ver que os paladinos da moral e bons costumes conseguiram vetar esse também, já que quando foi liberado gerou uma polêmica daquelas por causa da bailarina que dança com o ator Shia LeBouf ser ainda uma criança e que a coreografia estimularia a pedofilia. oi???


É muita fofura junta ver essas crianças a dançar. Eles são os Ghetto Kids of Sitya Loss, e se esse vídeo não arrancar um sorriso seu, eu me darei por vencida.



Urban dance camp. Esse nome surgiu por acaso como sugestão na minha timeline do Facebook e foi amor puro. Os vídeos são gravados de forma a passar para quem assiste toda a adrenalina e paixão dos bailarinos pelo que fazem. Reparem neste vídeo o tesão, o gosto que essa super japa tem em dançar.



É por último o empolgante vídeo do Fatboy Slim -praise you, que dá aquela vontade de tentar algo novo, de fazer silly dance, de se matricular naquele curso que você tá adiando há um tempão. Tá esperando o que? Bora sacudir!





2 comentários: