O que aprender com Orange is the new black

terça-feira, dezembro 15, 2015 Ana Luisa Maya Uludüz 0 Comments


Para quem começou tarde como eu nas loucuras da série "Orange is the new black", um aviso: não me contem nada, ainda estou na segunda temporada!!!
OITNB me cativou desde o primeiro capítulo, as personagens são lindamente construídas, o enredo sempre mistura drama com humor numa dosagem perfeita, daquelas que as máquinas de coca cola nunca conseguem atingir, sabe? Mas o que mais gosto da série, assim como tudo que passa pela minha vida, é tirar uma lição dela. Mas o que se pode absorver de positivo de um bando de criminosas, que continuam muitas delas a praticar crimes dentro da cadeia? Agora eu explico: cada uma ali teve uma história de vida única. Uma se envolveu com traficante, outra matou uma enfermeira numa clínica de aborto, uma fraudou os impostos. Mas todas elas tiveram o mesmo fim atrás das grades, e por maior ou menor a pena, nada as salva de serem elas mesmas. Dentro da prisão o uniforme laranja as uniformiza, mas cada traço individual de cada uma daquelas mulheres e suas personalidades não podem mais ser escondidos por roupas, posses, família. É um grupo de mulheres infinitamente sós e desprotegidas dos olhares e julgamentos do mundo. Para se defenderem, a única arma é serem elas mesmas. E de vez em quando uma lâmina acoplada à uma escova de dentes...
Viver no mundo real e possuir a própria liberdade não é fácil. Às vezes entregamos esse nosso bem precioso em prol de aceitação, de status ou até mesmo da atenção de alguém e tornar-se prisioneira sem barras acontece mais do que imaginamos. Mas a melhor solução para ver-se livre é ser fiel a si mesmo. Expressar os sentimentos, viver as situações em sua plenitude. Obter o melhor dos momentos mais simples. Funciona como uma resolução de fim de ano: se a sua irmã há tempos que não lhe telefona, ligue pra ela. Diga-lhe que sentes saudades e o quanto a ama. Deixe a picuinha de lado e assuma suas fraquezas. Visite mais vezes os parentes mais velhos, os pais, ninguém vive pra sempre mais o que eles nos deixam de lição sim. Doe roupas, alegria, tempo para os amigos e desconhecidos. Apesar da dieta, deixe um espaço especial para aquele sorvete com toppings de dez mil calorias. Aprenda um instrumento, dance, muito. Abrace e beije os filhos, e discipline olhando-os nos olhos com amor. Dê de ombros pra moda e use aquela blusa que tens desde a adolescência, seja livre, bela com o que já tens, tu mesma. 
Vou lá exercitar minha liberdade e assistir mais um episódio 😋 beijinhos!

0 comentários: